O Curso de Nutrição da Faculdade Novo Tempo de Iguatu – FANTIG prioriza a formação de um Bacharel consciente da realidade socioeconômica, ambiental e política brasileira, para atuar nas áreas da alimentação e nutrição, e que se apresente como um profissional com importância fundamental para: a promoção, proteção e recuperação da Saúde, prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populares e a melhoria em manutenção da qualidade de vida.
Em nosso país, além do desafio de formar profissionais capazes de intervir e de colaborar com as transformações do quadro de fome e miséria em que se encontra uma faixa da população devido às desigualdades sociais, necessitamos estar preparados para acompanhar as tendências e modificações que estão acontecendo no perfil alimentar e nutricional da população, assim como prevalência de enfermidades nutricionais.
Considerando a situação da população brasileira, que convive simultaneamente com sérias carências nutricionais e com enfermidades crônicas degenerativas decorrentes do excesso e/ou erros alimentares e nutricionais da Faculdade Novo Tempo de Iguatu - FANTIG pretende incentivar os alunos, desde o primeiro ano letivo, a refletir sobre o papel do nutricionista no contexto social, independente da área e/ou áreas em que forem atuar e dos desafios profissionais, notadamente contribuindo para o enfrentamento das causa e efeitos da transição epidemiológica: desnutrição versus obesidade.
A preocupação constante com a qualidade do Curso de Nutrição marca característica da Faculdade Novo Tempo de Iguatu - FANTIG, destaca o incentivo à organização de uma estrutura de ensino crítico que aumente as fontes de informação sobre as novas tecnologias e métodos de aplicação nas áreas onde o profissional atua.
Dessa forma, o Bacharel estará capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida. Sendo, então, um Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar/nutricional e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentam fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde/nutrição e para a prevenção de doenças de indivíduos ou coletividades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Contribuir para melhoria da qualidade de vida, norteado pelos princípios éticos e científicos, compreendendo a reflexão sobre a realidade social, integrado e comprometido com a transformação social na direção da sadia qualidade de vida e da consolidação da cidadania.
Logo, o nutricionista é um profissional com fundamentação técnica no campo da nutrição, capaz de traduzir a Ciência da Nutrição para a linguagem de mais fácil acesso ao público, orientando o comportamento alimentar dos indivíduos. É, em essência, um educador, pois todas as suas ações no campo de trabalho o fazem agente de mudança. O seu papel deve ser repensado a partir das condições de vida e trabalho da população, resgatando o aspecto da nutrição na promoção da saúde e prevenção de doenças. Sua participação na equipe multidisciplinar de saúde é essencial em atividades de vigilância sanitária, educação nutricional, controle de enfermidades infecciosas, suplementação e recuperação nutricional; além de ser capaz de discutir a estrutura sócio-política, causa da problemática nutricional.
O nutricionista está preparado para atuar em todos os níveis do sistema de saúde (federal, estadual, municipal), estabelecendo políticas de alimentação e nutrição, priorizando sempre o social.